Até aos 6 meses, a alimentação do bebé começa por ser feita exclusivamente com leite materno, em livre demanda, sempre que o bebé tiver sede ou fome. No entanto, se o bebê for alimentado com leite de fórmula, o seu consumo deve ser feito a cada 2 a 4 horas. Porém, volvido esse tempo, o leite materno ou o artificial, já não consegue fornecer todos os nutrientes que o bebé necessita para se desenvolver. Surge então a recomendação para que sejam introduzidos novos alimentos já que o bebé não faz a digestão da mesma forma. Neste momento de vida, o bebé não necessita de beber água, uma vez que o leite tem água e tem todos os nutrientes que ele necessita para se desenvolver e crescer de forma adequada.
Aos 6 meses, a alimentação do bebé deve ser rica em nutrientes, fibras, vitaminas e gorduras boas, presentes na fruta, nos cereais, nos legumes e nas proteínas como a carne, o peixe e o ovo, sendo consumidas como:
-
Papa de frutas: nesta idade, o bebé pode consumir todas as frutas, que podem ser esmagadas até obter uma papa ou cozidas até obter uma consistência macia para que o bebê consiga levar a fruta à boca e mastigá-la com as gengivas;
-
Sopas: é importante que antes de juntar os alimentos na sopa, o bebé os coma separadamente cozidos e esmagados, de forma a que os pais saibam se o alimento é bem tolerado e não provoca alergia ao bebé. As sopas devem ser dadas ao bebé preferencialmente ao almoço e devem ser feitas com 2 a 3 alimentos, como batata ou arroz, cenoura e abóbora, podendo ser incluído outro legume após 3 a 6 dias. As primeiras sopas podem ser dadas sem proteína animal, para que o bebé conheça o sabor dos legumes, no entanto, é importante introduzir a proteína como carne branca, peixe magro ou ovo ao preparar a sopa, sendo fundamental que esteja bem cozida e bem triturada;
-
Leguminosas: a alimentação do bebé é também pode incluir leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e grão de bico, sendo importante estarem bem triturados.
-
Iogurte: o iogurte natural também pode fazer parte da alimentação do bebé aos 6 meses, podendo ser dado nos lanches, uma vez que é um alimento fácil de digerir e ajuda na saúde do intestino do bebé.
-
Puré de verduras: a alimentação do bebé pode incluir puré de verduras, sendo que os vegetais, como a abóbora, a batata, a cenoura, a batata doce, devem estar bem cozidos e triturados. O puré de verduras permite que o bebé coma com as mãos ou com uma colher, quando já a conseguir usar, e que sinta a textura dos alimentos.
-
Papa de cereais: a alimentação do bebé deve ser feita, principalmente, com alimentos naturais como frutas e legumes, no entanto, alguns bebés podem necessitar de papa de cereais para ajudar com o seu desenvolvimento, podendo ser preparada com leite materno, leite de fórmula, ou com água.
Em conjunto com os novos alimentos, é importante que o bebé continue sendo amamentado ou tomando leite de fórmula nas restantes refeições do dia, ou seja, quando não come papa de cereais ou fruta nem sopa, uma vez que o leite tem nutrientes como o cálcio e vitaminas são necessárias para o seu crescimento.